segunda-feira, 20 de junho de 2011

Nightmare

  Incubus, 1870

                 

Uma noite delicada para dormir...
Ao menos voltei para minha antiga forma de lutar contra a insônia.
Sem alprazolam digamos que eu perco muitos rounds ate o sono deixar o ringue.
Como se não bastasse ainda rolou um pesadelo.


1.Pelo Aulete:

(pe.sa. de.lo) [ê] 
sm.
1. Sonho aterrador e angustiante
2. Fig. Pessoa, coisa ou situação que causa angústia, tormento, aflição: Essa dívida é um verdadeiro pesadelo para ele.
3. Apatia, marasmo, letargia, desinteresse: Voltou a escrever: parece ter saído daquela espécie de pesadelo.
[F.: pesado - + -elo

2.Pelo Houaiss:
 substantivo masculino 
1    sonho aflitivo que produz sensação opressiva; mau sonho
2    letargo, marasmo
3    Derivação: por metonímia.
     pessoa, situação ou algo que molesta, enfada, incomoda
Ex.: sua nova mulher era um p. 


Etimologia
pesado + -elo; ver pend-

Sinônimos
onirodinia

3.Pelo Michaelis:


pesadelo
pe.sa.de.lo
(ê) sm (de pesado) 1 Sonho aflitivo com sensação opressiva; sonho mau. 2 Letargo, marasmo. 3 fig Pessoa, coisa ou pensamento que importuna, molesta, atormenta ou preocupa de maneira desagradável.


**********************************************************************************
Pesadelo 
E por ultimo, mas, não menos importante, é um sonho penoso com sensação de opressão torácica e dispneia, terminando por um despertar sobressaltado ou agitado e com ansiedade.
É uma perturbação qualitativa do  sono (parasônia), na maior parte das vezes de origem psicoafetiva, embora não seja de excluir a sua  etiologia comicial.
A palavra nightmare, que em língua inglesa significa "pesadelo" dizia respeito, há quatrocentos anos, exatamente a um demônio (os incubus) que vinha e sufocava as pessoas enquanto dormiam.


 O Pesadelo

(Henry Fuseli1802, Frankfurter Goethe-Museum,Frankfurt).


Ao som de um um grito agudo e longo, minha mãe veio ao meu encontro.
Quisera não ter passado por isso.
Foi um misto de visitar um amigo na prisão (Eduardo), ir para uma rua asfaltada que nunca havia visto, primeiramente eu andava sozinha e a pé, em seguida já estava em uma estrada pilotando uma moto e atrasada (ate em sonho, Deus? aafff!). Lembro-me de encontrar meu pastor e sua esposa em uma rua arborizada e, em seguida ele ter recomendado minhas assinaturas (de revistas que possui ou que ainda possuo) para as pessoas que me acompanhavam mas,não consigo lembrar-me quem eram...e, em seguida me vi em minha cama, mas, não reconheci meu quarto.
Quando abri os olhos (ainda em sonho!) vi ao lado da minha cama e diante de mim, duas toalhas de banho (detalhe: justamente as que odeio aqui na minha casa!) encobrindo as cabeças de uns seres pequenos (talvez crianças). Vi que era um pouco pontiagudo e não poderia ser uma cabeça humana. Imaginei ser alguém com algum cabo de vassoura coberto por aquelas toalhas, como se estivesse brincando comigo.
Virei minha cabeça para debaixo da cama, a fim de desvendar quem estava pregando-me aquela peça mas...
não havia nada, nem ninguém.
Somente as toalhas suspensas e caminhando na minha frente.
No pesadelo eu gritei porque por um instante eu não entendi aquilo.
Não foi medo, disso sei bem.
Acordei com minha mãe tocando-me e tentando retirar meu tapa-olho, toda preocupada.

Demorei uns segundos para reconhecer onde realmente estava e distinguir o que acabara de acontecer.

*****************************************

Frigir dos ovos?
Galopei no mundo feliz do Freud agora pela manhã e tentarei ao máximo, compreender o que aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário