sexta-feira, 24 de junho de 2011

Estou estudando Efésios para meu pequeno grupo da semana

Pois, cá estou.
Apos uma noite horrenda de cólica menstrual, um pavio curto que só salário minimo, deparo-me com meu compromisso diante de Deus (um dos poucos que consigo manter...aaaff! Como sou desprezível!)
A Palavra dessa semana eh a mesma que o pastor Gilson compartilhou com a Igreja no ultimo domingo. Verei se coloco umas pitadas "a la Rosankely" para não ficar muito ao pé da letra de tudo o que foi dito e não caia na mesmice. A Palavra de Deus eh Viva e Eficaz em todos os seus efeitos, não precisa de nada para complementa-la, mas, os ânimos do meu pequeno grupo tendem a sempre quererem mais do que os demais mortais... Glorias a Deus por isso!
Então vamos la:


Quando Paulo escreveu aos cristãos da cidade de Éfeso sobre a armadura de Deus, muito provavelmente ele tinha em mente a imagem de uma armadura de soldado romano: couraça, sandálias, escudo, cinto, espada, e capacete.


  1. Por que trajar a armadura de Deus? 
  2. Como se faz para trajar essa armadura? 
  3. O que significa cada peça dessa armadura? 


Tentarei explanar sobre cada peça e explicar o motivo, a causa de tantas pessoas que se afastam de nossas igrejas magoadas, feridas, desiludidas, decepcionadas, desapontadas, aborrecidas.
Muito embora hajam alguns pregadores da Palavra de Deus que insistam em ensinar que nós estamos no paraíso terrestre, na terra que mana leite e mel (Ex.3:8), a realidade e a descrição bíblica mostram que estamos em guerra contra os amorreus, os heveus, os heteus, os perizeus e todos os demais povos pela posse de nossa alma. 

Quem são esses "povos" que estão ocupando nossa alma? 
São nossos sentimentos carnais (Gal.5:19-21).
A guerra de que fala a Bíblia não é uma guerra de mísseis intercontinentais teleguiados. 

É uma luta corpo a corpo, homem a homem (ou alma a alma). 


Nesse tipo de guerra, sabe quem são os primeiros a morrer? 


**Os fracos, os doentes, os desvalidos. Eles não têm como lutar, como se defender.... acabam morrendo... e abandonam a igreja.
**Depois, morrem os idiotas, os cretinos, os indisciplinados, os ignorantes

Os que não sabem lutar, não querem aprender a lutar, não sabem manejar suas armas, não trajam a armadura, não empunham o escudo e nem a espada do espírito. 
Não se dedicam, não se esmeram, não se esforçam em aprender a arte da guerra, da defesa pessoal. 
O inimigo vem sobre eles, e não tem nenhuma dificuldade de feri-los.... Feridos... acabam morrendo, e abandonam a igreja...
A couraça só protege quem está dentro dela. 

Não adianta ficar OLHANDO para a couraça porque ela não faz nada sozinha. 
Assim também o escudo, o capacete e a espada. 
Resultado disso tudo? 
Vários ministros, obreiros consagrados caindo feridos... eles deixaram de trajar a armadura, e são feridos pelo Inimigo...

Mas, como se traja a armadura de Deus?

Simples!
Fazendo uso das duas moedas deixadas pelo Samaritano: o Espírito Santo e a Palavra de Deus (Lucas 10).
O Espírito Santo é acionado pela oração. 

O contato com Deus ocorre pela oração.
Quanto mais oração, mais do Espírito temos. 
Quanto menos oração... menos do Espírito Santo conseguimos...
Quanto mais ler e estudar a Bíblia mais conhecimento a respeito do Caráter e Atributos de Deus, mais sabe-se sobre o quê O agrada e assim, mais fortalecido se fica.

Por outro lado,quanto menos leitura,quanto menos estudo e oração, mais fraco,doente,desvalido,idiota,cretino,indisciplinado e ignorante se fica, e portanto, mais frágil e suscetível ao inferno e seu dono.
Não existem fórmulas mágicas, instantâneas... 
Tem-se a oportunidade unica de receber a Graça de Deus através de Seu Filho. 
O minimo que se pode fazer eh buscar o crescimento e amadurecimento espiritual sempre na dependência do Espírito Santo na alma. 
E como crescer no conhecimento sem a leitura da Bíblia? (II Pe.3:18).
Como amadurecer nossa busca pelo céu na Terra sem oração e força durante e depois das batalhas espirituais?
Deve-se indagar-se a todo tempo: Estou com todos em trajes para uma guerra iminente?
A permanência na igreja, a firmeza ao final do dia, (de cada dia!!), depende em muitos aspectos de uma boa defesa e um bom ataque!
A guerra não ocorre apenas aos domingos, mas todos os dias. 
O Diabo não tem pressa. 
Ele tem todo o tempo do mundo para derrubar quem se colocar em seu caminho... 
Quem aceita Cristo e toda a Sua maravilhosa causa é que tem de se preparar para suportar (e sobreviver) às astutas ciladas do demônio...
Para o céu a passagem já foi comprada. Mas, enquanto aqui estiver, a luta por sobrevivência continua.
Mas,sobreviver neste mundo com um pouco de dignidade... depende TOTALMENTE da armadura que se veste.

Um comentário:

  1. oi Rosankelly sou Florismar ( FLOr)
    sou crista da PIBNO( 1ª igreja batista de nova olinda -Paraiba) professora da EBD infatil e estamos com um projeto evangelistico chamado aviva mais kids que sera realiza de 24 25 DE MARÇO DE 2012 E será para atingir extamente as criaças não crentes e ss temas o quais trataremos sera exatamente soldadod de cristo (armadura de Deus e os frutos do esrito) estou com dificuldades de elaborara atividades relacionados aos temas para a crianças maiores que dominam ja a leitura, gostaria que vc me ajudasse me enviando modelo de atividade tipo palavra cruzada, caça palavra, pequenos questionários relacionados aos tema , pq faremos atividades por segmentos de idade ( dois grupos os qu ñ sabem ler ainda que será a pintura e os que de alguma forma ja leem) me ajudaria uito se me enviasse atividades q envolvesse esses temas para esse nivel de idade os maiores mas as atividades de formas separadas ,atividades da armadura de deus , dos frutos do espirito envie para meu e-mail flor.lima.33@hotmail.com vc ñ sabe como estara me ajudando pois estou com m muita dificuldade , uma vez que o publico atingido e trabalhado será as crianças ñ crentes por favor me ajude o quanto antes tenho ate quinta feira-feira dia 15 para apresentar esses modelos de atividades Rozankelly me ajude eu agradeço que deus te abençoe e te de a paz fica com deus e qualquer novidade envia pro meu e-mail e estarei visitando sempre vc pra ver o q tem de novo bju e ATE OUTRO MMENTO

    ResponderExcluir